O que é timidez?

16/07/2012 21:07

Em nossa sociedade há um grande número de pessoas que relatam serem tímidas. Elas, geralmente, apresentam dificuldades para se relacionar ou temem por julgamentos que os outros podem fazer ao seu respeito.

Os que padecem desse problema apresentam um medo persistente direcionado à situações sociais e sérias dificuldades até mesmo para iniciar uma conversa simples. O sujeito se posiciona como uma espécie de “objeto social” e, na busca pela aceitação do grupo, acaba se anulando para atender as prioridades dos outros e não as suas.
Há uma diversidade de situações no qual a ansiedade pode se manifestar, geralmente envolvendo contextos sociais no qual o tímido vê a possibilidade de ser  julgado. Assim, apresentação em público, conhecer pessoas novas, fazer investimento amoroso ou até mesmo dar um bom dia pode gerar uma enorme ansiedade. O tímido tende a evitar ou fugir dessas situações para aliviar o mal-estar que  elas provocam. Como resultado nunca aumentam seu ciclo social, o que provoca uma enorme frustração.
Altas expectatívas geram sentimentos negativos como tristeza e raiva direcionados a si mesmo. Por exemplo, geralmente o tímido tem poucos amigos, mas deseja ser uma pessoa super popular. Ao perceber a dificuldade de conquistar esse objetivo sente-se angustiado, reforçando ainda mais os pensamentos negativos e diminuindo sua auto-estima.
A psicoterapia cognitivo-comportamental surge como um método que ajuda a superar esse problema já que possibilita um aprendizado gradual das habilidades sociais. O sujeito aprende que, aos poucos,  poderá manter relações interpessoais, fazer amizades, fazer investimentos amorosos e desenvolver habilidades de comunicação sem se sentir tão angustiado. Isso é possível a partir da mudança dos pensamentos errôneos e de  exposições as situações que causam ansiedade. A medida que se encara o problema, tem-se um excelente parâmetro para constatar ou negar seus pensamentos. Geralmente, o sujeito compreende que as situações sociais não são tão aversivas como ele imaginava e que errar faz parte da vida. Dessa forma, possibita-se um amadurecimento gradual e crescente que fortalece seu "eu".

Assim, compreendemos que o tímido é capaz de fazer qualquer coisa que uma pessoa extrovertida faz. Mas é preciso modificar os pensamentos que funcionam como freios na sua vida.