Sem pensar na gula.

16/07/2012 21:48

Se você está sempre comendo grandes quantidades  em pequenos intervalos de tempo, mesmo quando não tem fome; se nas refeições come além do limite da saciedade e até sentir-se mal; se ataca a geladeira de forma voraz e constante; e se, depois, arrepende-se disso tudo, você pode estar com compulsão alimentar, transtorno que atinge cerca de 12,5 milhões de pessoas no Brasil, independente de sexo, raça ou nível social.
 

Henrique JoséTranstorno da compulsão alimentar atinge cerca de 12,5 milhões de brasileiros. Saiba como se livrar deleTranstorno da compulsão alimentar atinge cerca de 12,5 milhões de brasileiros. Saiba como se livrar dele

Especialistas associam a compulsão alimentar a algum tipo de compensação de perdas - depressão, baixa estima, ansiedade, raiva, solidão, entre outros. O compulsivo tenta substituir por comida algum tipo de prazer perdido.

Segundo o psicólogo cognitivo-comportamental Diego Macedo Gonçalves, com tratamento adequado, a metade dos compulsivos consegue se livrar dos sintomas. Não existe uma cura propriamente dita, mas algumas opções podem surtir efeito positivo, entre atividades físicas, artísticas e lúdicas.

E é justamente isso o que propõe o Spa Trilhas, em atividade a partir de janeiro de 2010, no Jiqui Country Club, em Nova Parnamirim. Segundo Ilana Félix, sua administradora, o spa não tem a preocupação básica com a perda de peso em demasia, nem pretende promover um choque drástico de mudança de hábitos. "É um trabalho de reeducação alimentar, física e comportamental. Mas é claro que também se perde peso. A nossa dieta fica entre mil e mil e cem calorias diárias", diz.

Na programação, além de atividades físicas como caminhadas, alongamentos e hidroginástica, também estão previstas aulas de dança flamenca e street dance, sessões de terapia cognitiva, exibição de filmes, oficina de bonsai e outras recreações.

"Dessa forma, a pessoa compulsiva vai desviar a atenção dos maus hábitos alimentares. Você deve substituir esse prazer de comer demais por outro que seja saudável", comenta Ilana Félix. Outras informações sobre o Spa Trilhas: 3208 0872 / 8885 2004.   

Compulsão alimentar pode levar à depressão

O psicólogo Diego Macedo Gonçalves,  especialista em Psicologia Cognitiva-Comportamental e Doutor em Psicobiologia, esclarece que a compulsão alimentar está associada a alguns transtornos como anorexia e bulimia. Deve-se diferenciá-la, porém, da Compulsão Alimentar Periódica, essa sim, mais um transtorno alimentar cuja principal característica é o impulso de comer em intervalos de duas em duas horas, podendo a pessoa ingerir até 2 mil calorias de cada vez. "E não precisa ter fome para isso", comenta Diego, acrescentando ainda que os impulsos também podem estar relacionados a baixos níveis de serotonina no organismo.

"A pessoa come o que vê pela frente, feijoada fria com queijo, essas misturas... É o que chamamos atacar a geladeira. Só que depois disso a pessoa se culpa. Por isso, há uma associação grande da Compulsão Alimentar Periódica com a depressão", diz o psicólogo.

Ainda de acordo com Diego Gonçalves, a maioria dos portadores da CAP nutrem a expectativa de ter um corpo perfeito, só que quando comem em demasia há uma quebra do que esperam para si e acabam adotando o seguinte raciocínio: "Ah, já que comi mesmo, agora vou comer mais".

"É o pensamento do 'tudo ou nada'. A pessoa cria ciclos de expectativa, comer em excesso, culpa e depressão", aponta o psicólogo, aconselhando aos compulsivos não manter estoque de alimentos em casa. "As pessoas ansiosas têm maior tendência à compulsão alimentar, mas o problema não tem correlação nenhuma com sexo ou raça."

Segundo dados fornecidos pelo psicólogo, a compulsão alimentar atinge 2% da população geral, e 30% das pessoas obesas.

Confinados em um spa

Se é difícil viver com compulsão alimentar no cotidiano, sem muitas restrições, além daquelas da própria mente do compulsivo, imagine então conviver com o problema estando confinado em um spa! Combater  a compulsão alimentar e seus impulsos é um dos principais objetivos do Spa Trilhas, no Jiqui Country Club, em Nova Parnamirim. Para desviar o foco de quem é compulsivo, ou não, são realizadas, além de atividades físicas, aulas de artes, jardinagem, bonsai, fotografia, dança, além de promover um contato maior com a natureza.

O psicólogo Diego Gonçalves participa do spa, onde faz duas intervenções para mostrar aos spazianos como funciona a mente de quem come de forma compulsiva e como livrar-se desse transtorno. "Eles têm que ser trabalhados durante todo o processo de confinamento. Mostro que eles podem mudar a cabeça, o pensamento, mudar o foco de atenção."

Segundo Diego, as várias atividades fazem com que a pessoa desvie o foco da comida e sinta menos fome. "As pessoas que fazem regime têm uma expectativa muito alta; querem perder dez quilos no mês. Mas é melhor traçar metas mais realistas, mais palpáveis, pois com expectativas menores, ao aparecer os primeiros resultados, fica mais fácil se tratar."

O psicólogo comenta que 50% das pessoas conseguem uma remissão total do transtorno alimentar, ficando sem sintomas; 30% conseguem uma remissão parcial; e 20% não alcançam nenhuma melhora. A adesão completa às instruções passadas no spa é fundamental para obter resultados positivos.

Também são desenvolvidas técnicas de relaxamento, visando a reinterpretação do pensamento. "Nossa cabeça é uma máquina de criar hipóteses; e, geralmente, acreditamos no que pensamos. Mas o ser humano tem dificuldade de focar duas coisas ao mesmo tempo, daí a importância dessas atividades."

Atividades lúdicas

A oralidade está relacionada com alguma perda, com algo que não se tem ou não se teve em algum momento da vida. A análise é da arte-educadora Bibiana Andrade Estevez, que também integra a equipe do Spa Trilhas. Ela acredita que através da arte é possível liberar a sensação de frustração, gerada pela compulsão, de uma forma mais saudável. "A pessoa estando em harmonia com o seu corpo passa a respeitar mais seus limites. Queremos servir de canal para trabalhar essas emoções sem que necessariamente seja através da comida, do alimento."